Estamos com 40 cursistas. Iniciamos nosso encontro com nossa habitual boas vindas e o texto das flores. Depois de refletirmos, passamos a dar o encaminhamento de como seria nossa tarde de socialização de conhecimentos e de maiores reflexões sobre os assuntos da TP3. Percebemos que o envolvimento dos cursistas e de seus alunos foi em sua grande maioria bom. Na sequência, fizemos (Eu e Clecir), uma breve retomada das unidades de toda a TP3(foi bastante enriquecedor esse momento!Sentimos que se algum cursista talvez ainda estivesse com dúvidas,elas teriam como ser esclarecidas de forma coletiva.Aconteceu Isso!)Na sequência, dividimos os grupos por atividades e eles primeiramente socializaram com o pequeno grupo suas atividades feitas em suas escolas/alunos.Após isso, fomos para o grande grupo que ouviu relatos de todos as atividades. Nesse momento aconteceu nossos questionamentos a respeito da prática/teoria e a contribuição de todos foi surpreendente! A atividade da descrição foram poucos os cursistas que desenvolveram.Segundo seus relatos, eles adaptaram com o uso de mais gêneros textuais. Não encontraram dificuldades para realizar tal atividade uma vez que eles já estavam trabalhando a descrição e as turmas de 5ª e 6ª séries gostaram da brincadeira e sairam bons textos.Percebemos no relato de alguns que a questão teórica foi abordada com os alunos sutilmente. Com a atividade de manuais também foi muito interessante. Uma das dificuldades de poucas cursistas foi a falta de material que os alunos deixaram de trazer.No mais, já sabiam diferenciar as sequências tipológicas e a professora seguiu a sequência proposta o que facilitou sobremaneira a aplicação da atividade.Uma das cursistas realizou com uma turma de 8ªsérie e resultou no estudo das sequências tipológicas variadas.Surgiram outras temáticas, várias situações e o resultado até servirá para compor o "livreto" na escola.Os objetivos foram alcançados.A atividade que explorava imagens foi uma das atividades mais realizadas pelos cursistas.Foram várias as impressões. Muitos cursistas usaram outras imagens e mesclaram vários gêneros(multimodais), inclusive a fábula.A oralidade se mostrou bastante presente nesta atividade.Segundo relatos foi fácil, apenas o que dificultou foi a falta de tempo, pois várias outras situações escolares aconteceram(sem aula).Nem todos conseguiram finalizar a mesma.As sequências tipológicas exploradas pelos professores foi a narrativa e a descritiva.Todos os alunos gostaram e os cursistas relataram que não sentiram dificuldades em realízá-la.A atividade que propunha entrevista foi uma das mais enriquecedoras. A professora trabalhou com uma turma de 8ª série.Ela mesclou várias gêneros textuais, os alunos fizeram desde o convite oral/escrito até o resultado final(o que incluiu perceberem as diferenças e semelhanças dos gêneros trabalhados, além da interação que ocorreu entre os participantes.Logo após, passamos a trabalhar a proposta de atividades. A mesma transcorreu normalmente.Concluimos que os objetivos foram alcançados. Os gêneros são uitilizados em diferentes situações comunicativas e sua composição tipológica nem sempre é homogênea e previsível. Por fim, solicitamos a avaliação que nos mostrou o empenho dos cursistas e que a proposta está sendo aceita, porém a preocupação maior deles, se refere ao pouco tempo para a realização das leituras e aplicação do avançando na prática.Talvez mudaremos nossas estratégias de encontro na tentativa de otimizarmos o tempo. Encerramos nossa oficina com as orientações para a próxima oficina, procuranto instigá-los para o tema letramento.
Relatório da Oficina 07 da TP 04 Primeiramente, esclareço o motivo de estar relatando no mês de junho a última oficina do mês de maio por estar participando de um encontro de formação que ocorreu na semana posterior a da oficina, além de outras situações complicadoras. Bem,iniciamos nosso encontro com a presença do Gerente de Educação que após algumas falas de esclarecimento,informações regionais e estímulo, nos deixou. Depois de termos feito um paralelo com a mensagem inicial e a fala do gerente, partimos para os encaminhamentos do encontro. Devido ao fato de nossa visita ter tomado um tempo considerável, mudamos um pouco nossas estratégias e encaminhamentos (o que não interferiu na qualidade dos trabalhos)! Inicialmente nossa discussão partiu das atividades sugeridas pelo avançando na prática e a sua efetiva aplicação.Interessante notar que a grande maioria dos cursistas apesar de concordarem com a proposta e acharem fantástica, "insistem" em afirmar que o tempo disponibilizado é muito pouco.Procuramos mostrar que mesmo sendo o tempo um desafio, é possível realizar as tarefas propostas se percebermos que a concepção de linguagem que temos for aquela da dialogicidade. No decorrer das apresentações, fazíamos questionamentos de algumas situações por eles relatadas com o intuito de demonstrar que o conceito de Letramento e Leitura( foco principal dessa oficina),precisa de fato ser entendido e aplicado como o conjunto de práticas discursivas que são usadas em contextos específicos para objetivos específicos. Em muitas situações precebemos que para alguns cursistas talvez o fato de estarem com problemas em função do tempo, decorra da não compreensão em sua totalidade da proposta(compreensão da teoria x aplicação da prática).Para tanto, retomamos alguns conceitos e procuramos evidenciar nas propostas sugeridas/realizadas o motivo de terem sido exitosas (por alguns), enfatizando a concepção de letramento e leitura.Também nos utilizamos das famosas perguntas sugeridas pela nossa professora Tamar! Um avançando na prática que mereça destaque(grande maioria realizou)foi o da Festa local. Surgiram convites, cartões,cartazes,trovas,quadrinhas e, é claro, o texto informativo. Como já assinalado anteriormente,houve a necessidade de mudar nossa estratégia na atividades sugeridas:Foi possível apenas a formação dos grupos e a discussão entre eles sobre a Cidadezinha Qualquer.Optamos pela entrega das produções feitas/propostas e a reprodução dessas para todos os grupos.Faremos a socialização dessa atividade no próximo encontro.Vale destacar que o curso/cursistas estão empolgados e cada encontro surgem novas reflexões e questionamentos de nossa prática pedagógica.Também é necessário dizer que para muitas perguntas ainda não temos respostas, ou dito de outra forma, ainda estamos sem respostas finalizadoras (o que acho ótimo)!
Estamos com 40 cursistas. Iniciamos nosso encontro com nossa habitual boas vindas e o texto das flores. Depois de refletirmos, passamos a dar o encaminhamento de como seria nossa tarde de socialização de conhecimentos e de maiores reflexões sobre os assuntos da TP3. Percebemos que o envolvimento dos cursistas e de seus alunos foi em sua grande maioria bom. Na sequência, fizemos (Eu e Clecir), uma breve retomada das unidades de toda a TP3(foi bastante enriquecedor esse momento!Sentimos que se algum cursista talvez ainda estivesse com dúvidas,elas teriam como ser esclarecidas de forma coletiva.Aconteceu Isso!)Na sequência, dividimos os grupos por atividades e eles primeiramente socializaram com o pequeno grupo suas atividades feitas em suas escolas/alunos.Após isso, fomos para o grande grupo que ouviu relatos de todos as atividades. Nesse momento aconteceu nossos questionamentos a respeito da prática/teoria e a contribuição de todos foi surpreendente!
ResponderExcluirA atividade da descrição foram poucos os cursistas que desenvolveram.Segundo seus relatos, eles adaptaram com o uso de mais gêneros textuais. Não encontraram dificuldades para realizar tal atividade uma vez que eles já estavam trabalhando a descrição e as turmas de 5ª e 6ª séries gostaram da brincadeira e sairam bons textos.Percebemos no relato de alguns que a questão teórica foi abordada com os alunos sutilmente. Com a atividade de manuais também foi muito interessante. Uma das dificuldades de poucas cursistas foi a falta de material que os alunos deixaram de trazer.No mais, já sabiam diferenciar as sequências tipológicas e a professora seguiu a sequência proposta o que facilitou sobremaneira a aplicação da atividade.Uma das cursistas realizou com uma turma de 8ªsérie e resultou no estudo das sequências tipológicas variadas.Surgiram outras temáticas, várias situações e o resultado até servirá para compor o "livreto" na escola.Os objetivos foram alcançados.A atividade que explorava imagens foi uma das atividades mais realizadas pelos cursistas.Foram várias as impressões. Muitos cursistas usaram outras imagens e mesclaram vários gêneros(multimodais), inclusive a fábula.A oralidade se mostrou bastante presente nesta atividade.Segundo relatos foi fácil, apenas o que dificultou foi a falta de tempo, pois várias outras situações escolares aconteceram(sem aula).Nem todos conseguiram finalizar a mesma.As sequências tipológicas exploradas pelos professores foi a narrativa e a descritiva.Todos os alunos gostaram e os cursistas relataram que não sentiram dificuldades em realízá-la.A atividade que propunha entrevista foi uma das mais enriquecedoras. A professora trabalhou com uma turma de 8ª série.Ela mesclou várias gêneros textuais, os alunos fizeram desde o convite oral/escrito até o resultado final(o que incluiu perceberem as diferenças e semelhanças dos gêneros trabalhados, além da interação que ocorreu entre os participantes.Logo após, passamos a trabalhar a proposta de atividades. A mesma transcorreu normalmente.Concluimos que os objetivos foram alcançados. Os gêneros são uitilizados em diferentes situações comunicativas e sua composição tipológica nem sempre é homogênea e previsível. Por fim, solicitamos a avaliação que nos mostrou o empenho dos cursistas e que a proposta está sendo aceita, porém a preocupação maior deles, se refere ao pouco tempo para a realização das leituras e aplicação do avançando na prática.Talvez mudaremos nossas estratégias de encontro na tentativa de otimizarmos o tempo. Encerramos nossa oficina com as orientações para a próxima oficina, procuranto instigá-los para o tema letramento.
Relatório da Oficina 07 da TP 04
ResponderExcluirPrimeiramente, esclareço o motivo de estar relatando no mês de junho a última oficina do mês de maio por estar participando de um encontro de formação que ocorreu na semana posterior a da oficina, além de outras situações complicadoras.
Bem,iniciamos nosso encontro com a presença do Gerente de Educação que após algumas falas de esclarecimento,informações regionais e estímulo, nos deixou. Depois de termos feito um paralelo com a mensagem inicial e a fala do gerente, partimos para os encaminhamentos do encontro.
Devido ao fato de nossa visita ter tomado um tempo considerável, mudamos um pouco nossas estratégias e encaminhamentos (o que não interferiu na qualidade dos trabalhos)!
Inicialmente nossa discussão partiu das atividades sugeridas pelo avançando na prática e a sua efetiva aplicação.Interessante notar que a grande maioria dos cursistas apesar de concordarem com a proposta e acharem fantástica, "insistem" em afirmar que o tempo disponibilizado é muito pouco.Procuramos mostrar que mesmo sendo o tempo um desafio, é possível realizar as tarefas propostas se percebermos que a concepção de linguagem que temos for aquela da dialogicidade.
No decorrer das apresentações, fazíamos questionamentos de algumas situações por eles relatadas com o intuito de demonstrar que o conceito de Letramento e Leitura( foco principal dessa oficina),precisa de fato ser entendido e aplicado como o conjunto de práticas discursivas que são usadas em contextos específicos para objetivos específicos.
Em muitas situações precebemos que para alguns cursistas talvez o fato de estarem com problemas em função do tempo, decorra da não compreensão em sua totalidade da proposta(compreensão da teoria x aplicação da prática).Para tanto, retomamos alguns conceitos e procuramos evidenciar nas propostas sugeridas/realizadas o motivo de terem sido exitosas (por alguns), enfatizando a concepção de letramento e leitura.Também nos utilizamos das famosas perguntas sugeridas pela nossa professora Tamar!
Um avançando na prática que mereça destaque(grande maioria realizou)foi o da Festa local. Surgiram convites, cartões,cartazes,trovas,quadrinhas e, é claro, o texto informativo.
Como já assinalado anteriormente,houve a necessidade de mudar nossa estratégia na atividades sugeridas:Foi possível apenas a formação dos grupos e a discussão entre eles sobre a Cidadezinha Qualquer.Optamos pela entrega das produções feitas/propostas e a reprodução dessas para todos os grupos.Faremos a socialização dessa atividade no próximo encontro.Vale destacar que o curso/cursistas estão empolgados e cada encontro surgem novas reflexões e questionamentos de nossa prática pedagógica.Também é necessário dizer que para muitas perguntas ainda não temos respostas, ou dito de outra forma, ainda estamos sem respostas finalizadoras (o que acho ótimo)!