quarta-feira, 27 de maio de 2009

Oficinas


Oficina 02 da TP3. AS sequências tipológicas, as socializações, a compreensão....

2 comentários:

  1. Estamos com 40 cursistas. Iniciamos nosso encontro com nossa habitual boas vindas e o texto das flores. Depois de refletirmos, passamos a dar o encaminhamento de como seria nossa tarde de socialização de conhecimentos e de maiores reflexões sobre os assuntos da TP3. Percebemos que o envolvimento dos cursistas e de seus alunos foi em sua grande maioria bom. Na sequência, fizemos (Eu e Clecir), uma breve retomada das unidades de toda a TP3(foi bastante enriquecedor esse momento!Sentimos que se algum cursista talvez ainda estivesse com dúvidas,elas teriam como ser esclarecidas de forma coletiva.Aconteceu Isso!)Na sequência, dividimos os grupos por atividades e eles primeiramente socializaram com o pequeno grupo suas atividades feitas em suas escolas/alunos.Após isso, fomos para o grande grupo que ouviu relatos de todos as atividades. Nesse momento aconteceu nossos questionamentos a respeito da prática/teoria e a contribuição de todos foi surpreendente!
    A atividade da descrição foram poucos os cursistas que desenvolveram.Segundo seus relatos, eles adaptaram com o uso de mais gêneros textuais. Não encontraram dificuldades para realizar tal atividade uma vez que eles já estavam trabalhando a descrição e as turmas de 5ª e 6ª séries gostaram da brincadeira e sairam bons textos.Percebemos no relato de alguns que a questão teórica foi abordada com os alunos sutilmente. Com a atividade de manuais também foi muito interessante. Uma das dificuldades de poucas cursistas foi a falta de material que os alunos deixaram de trazer.No mais, já sabiam diferenciar as sequências tipológicas e a professora seguiu a sequência proposta o que facilitou sobremaneira a aplicação da atividade.Uma das cursistas realizou com uma turma de 8ªsérie e resultou no estudo das sequências tipológicas variadas.Surgiram outras temáticas, várias situações e o resultado até servirá para compor o "livreto" na escola.Os objetivos foram alcançados.A atividade que explorava imagens foi uma das atividades mais realizadas pelos cursistas.Foram várias as impressões. Muitos cursistas usaram outras imagens e mesclaram vários gêneros(multimodais), inclusive a fábula.A oralidade se mostrou bastante presente nesta atividade.Segundo relatos foi fácil, apenas o que dificultou foi a falta de tempo, pois várias outras situações escolares aconteceram(sem aula).Nem todos conseguiram finalizar a mesma.As sequências tipológicas exploradas pelos professores foi a narrativa e a descritiva.Todos os alunos gostaram e os cursistas relataram que não sentiram dificuldades em realízá-la.A atividade que propunha entrevista foi uma das mais enriquecedoras. A professora trabalhou com uma turma de 8ª série.Ela mesclou várias gêneros textuais, os alunos fizeram desde o convite oral/escrito até o resultado final(o que incluiu perceberem as diferenças e semelhanças dos gêneros trabalhados, além da interação que ocorreu entre os participantes.Logo após, passamos a trabalhar a proposta de atividades. A mesma transcorreu normalmente.Concluimos que os objetivos foram alcançados. Os gêneros são uitilizados em diferentes situações comunicativas e sua composição tipológica nem sempre é homogênea e previsível. Por fim, solicitamos a avaliação que nos mostrou o empenho dos cursistas e que a proposta está sendo aceita, porém a preocupação maior deles, se refere ao pouco tempo para a realização das leituras e aplicação do avançando na prática.Talvez mudaremos nossas estratégias de encontro na tentativa de otimizarmos o tempo. Encerramos nossa oficina com as orientações para a próxima oficina, procuranto instigá-los para o tema letramento.

    ResponderExcluir
  2. Relatório da Oficina 07 da TP 04
    Primeiramente, esclareço o motivo de estar relatando no mês de junho a última oficina do mês de maio por estar participando de um encontro de formação que ocorreu na semana posterior a da oficina, além de outras situações complicadoras.
    Bem,iniciamos nosso encontro com a presença do Gerente de Educação que após algumas falas de esclarecimento,informações regionais e estímulo, nos deixou. Depois de termos feito um paralelo com a mensagem inicial e a fala do gerente, partimos para os encaminhamentos do encontro.
    Devido ao fato de nossa visita ter tomado um tempo considerável, mudamos um pouco nossas estratégias e encaminhamentos (o que não interferiu na qualidade dos trabalhos)!
    Inicialmente nossa discussão partiu das atividades sugeridas pelo avançando na prática e a sua efetiva aplicação.Interessante notar que a grande maioria dos cursistas apesar de concordarem com a proposta e acharem fantástica, "insistem" em afirmar que o tempo disponibilizado é muito pouco.Procuramos mostrar que mesmo sendo o tempo um desafio, é possível realizar as tarefas propostas se percebermos que a concepção de linguagem que temos for aquela da dialogicidade.
    No decorrer das apresentações, fazíamos questionamentos de algumas situações por eles relatadas com o intuito de demonstrar que o conceito de Letramento e Leitura( foco principal dessa oficina),precisa de fato ser entendido e aplicado como o conjunto de práticas discursivas que são usadas em contextos específicos para objetivos específicos.
    Em muitas situações precebemos que para alguns cursistas talvez o fato de estarem com problemas em função do tempo, decorra da não compreensão em sua totalidade da proposta(compreensão da teoria x aplicação da prática).Para tanto, retomamos alguns conceitos e procuramos evidenciar nas propostas sugeridas/realizadas o motivo de terem sido exitosas (por alguns), enfatizando a concepção de letramento e leitura.Também nos utilizamos das famosas perguntas sugeridas pela nossa professora Tamar!
    Um avançando na prática que mereça destaque(grande maioria realizou)foi o da Festa local. Surgiram convites, cartões,cartazes,trovas,quadrinhas e, é claro, o texto informativo.
    Como já assinalado anteriormente,houve a necessidade de mudar nossa estratégia na atividades sugeridas:Foi possível apenas a formação dos grupos e a discussão entre eles sobre a Cidadezinha Qualquer.Optamos pela entrega das produções feitas/propostas e a reprodução dessas para todos os grupos.Faremos a socialização dessa atividade no próximo encontro.Vale destacar que o curso/cursistas estão empolgados e cada encontro surgem novas reflexões e questionamentos de nossa prática pedagógica.Também é necessário dizer que para muitas perguntas ainda não temos respostas, ou dito de outra forma, ainda estamos sem respostas finalizadoras (o que acho ótimo)!

    ResponderExcluir