segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oficina 09


As professoras Claudia e Dirce.

Um comentário:

  1. Precisávamos dinamizar mais nosso encontro e otimizar o tempo, que estava sendo sempre muito apertado. Para tanto, planejamos nossa oficina de forma diferente: depois de lermos um conto (Vendedor de palavras de Fábio Reynol) e um Ponto de Vista (Aprenda a falar difícil) de Max Gehringer, que julgamos pertinente por se tratar de um assunto conectado com o tratado nas unidades da TP 5, partimos para as atividades. Depois de fazer vinculações, reflexões a partir dos textos, fomos para a etapa seguinte. Aqui invertemos: Começamos com a proposta de atividade, fizemos o relato na seqüência, e para finalizar, os encaminhamentos de avaliação e a motivação para a próxima oficina.
    Começamos explicando a atividade, dividimos o grupo, distribuímos mais textos publicitários para análise e começamos o trabalho. (Achamos que ficaria mais enriquecedora a oficina com outros textos para análise, e de fato, ficou). À medida que o tempo passava, chegávamos nos grupos fazendo interferências, sugerindo, questionando.Além das perguntas sugeridas na proposta, outras foram dadas para provocar a análise: que elementos verbais foram utilizados para a construção de coerência no presente anúncio?Que efeito de sentidos as imagens juntamente com as palavras provocam no leitor? É possível construir relações coerentes sem levar em consideração o conhecimento prévio do leitor?Justifique. Por que mesmo com a possibilidade de diferentes interpretações, precisamos levar em consideração a articulação entre os aspectos verbais e não verbais para a construção de unidade textual? Depois de fazer a análise no pequeno grupo, voltou-se para o grande grupo que contribuiu fazendo comentários, trazendo outro olhar. Percebemos que esse trabalho foi muito bom. Muitos não encontraram grandes dificuldades, porém parte de alguns grupos acharam a atividade proposta pela TP desafiadora e bastante complexa (em alguns momentos houve muitas discussões ricas e em outros, ficamos sem respostas finalizadoras). Foi muito bom. Na seqüência, após o intervalo, fomos para o relato dos Avançando na prática. Também foram momentos gratificantes. Segundo os cursistas, até então, a TP 5 tem sido uma das mais instigantes. Os alunos, segundo os relatos, gostaram das atividades e foi relativamente fácil aplicá-las. Fizemos também perguntas reflexões para “sentir’ a compreensão da teoria vista. Como os elementos lingüísticos têm sido trabalhados com os alunos com a intenção de evidenciar sua importância? Qual tem sido a maior dificuldade no que diz respeito a compreensão por parte dos alunos em perceber como a construção da coerência textual é realizada?Essas e outras perguntas foram feitas e serviram para percebermos que a teoria vem sido entendida e os Avançando na Prática feitos com cuidado.A avaliação final também sofreu mudanças: Foi feita oralmente e as opiniões não divergiram muito, conforme relatos já citados anteriormente. Observamos que a cada encontro os cursistas têm se apresentado mais entusiasmados e comprometidos com a proposta

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