quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Oficina 12



Um comentário:

  1. Última TP Oficina 12
    Iniciamos nosso encontro passando vários vídeos que, além de descontrair, tinham o objetivo de mostrar as diferentes formas de manifestação artística literário. As seções de estudo tratavam de resgatar a literatura, os adolescentes e a escola, bem como a revisão e edição textual. Embora sabendo da grande importância dessa seção, optamos por determinar mais tempo a questão literária. Ouvimos alguns avançando na prática, todos com muita reflexão e salientamos a importância de um encaminhamento bem planejado e com critérios para a revisão e edição de textos. Na sequência, buscamos refletir nossa prática em relação a literatura e a escola.Foi um debate muito curioso. Apoiados na TP, instigamos nossas cursistas a falar, se posicionar, argumentando suas escolhas quanto ao trato para com a literatura. Em seguida, buscamos na TP, maiores argumentos com os embasamentos teóricos ali expostos. Houve cursista que percebeu e comentou seu equivoco, outras citaram situações semelhantes às apresentadas pela TP,enfim, foi bastante revelador.As questões sugeridas pela TP foram, após respondidas, comentadas, o que foi muito bom.Na sequência passamos para a organização de grupos com a finalidade de executar a oficina. Dividimos em 6 grupos onde em cada um fez-se a socialização dos livros trabalhados e ou sugestões destes. Continuando a atividade um elemento permanecia no grupo e os demais deslocavam-se para os outros grupos contemplando assim todas as obras trabalhadas. Ao final fez-se uma lista com todas as obras citadas e com as devidas sugestões de trabalho para que todos os cursistas recebessem uma cópia.Encerramos com avaliações oral e em grupo.Todas elogiaram muito e disseram ter aprendido bastante a respeito de como trabalhar literatura na escola, ou seja, que é necessário e importante não transformar gosto literário em pretexto para ensinar gramática e outras tantas. Nos próximos encontros faremos a avaliação geral do Gestar.

    ResponderExcluir